sex., 30 de mar. | Fez

Marrocos País de Encantos – Descobrindo as Cidades Imperiais

O registro está fechado
Marrocos País de Encantos – Descobrindo as Cidades Imperiais

Data e Localização

30 de mar. de 2018 08:00 – 05 de abr. de 2018 22:00
Fez, Fez, Marrocos

Sobre este evento

Tal como nas viagens anteriores, a nossa viagem inicia-se com uma travessia de barco entre Tarifa e Tânger, sendo que chegados a Tânger iremos seguir para a lendária cidade de Fes, iniciando todo um percurso repleto de descobertas e intercâmbio cultural com o povo marroquino. Preparem as vossas máquinas fotográficas! À semelhança das duas edições anteriores, iremos captar em Marrocos fotografias únicas, verdadeiros documentos que testemunharão a nossa passagem pelas cidades imperias. Desse vasto leque de fotografias dos participantes, será feita uma seleção de fotografias e lançaremos mais uma exposição e um fotolivro. Venha daí, venha connosco!

Programa:

1º Dia – Vamos a Marrocos Partida do estacionamento do Teatro das Figuras, em Faro, com destino a Tarifa, depois do almoço. A viagem far-se-á em viaturas próprias, partilhadas entre os membros do grupo ALFA. Às 7 horas (8 horas em Espanha), far-se-á a travessia em ferryboat para Tânger Ville, a partir da qual será efetuado o transporte até à cidade de Fes. Chegados a Fes, receberemos as boas vindas por parte do nosso guia que estará pontualmente à nossa espera. Transfer para o hotel e visita panorâmica da cidade. Depois iremos à descoberta de restaurantes únicos dentro de Marrocos, seja pela diversidade dos pratos ou pelas vistas magníficas e ambiente. Poderemos visitar o famoso Café clock, um agradável local com um terraço e vista panorâmica sobre a cidade, com diversas actividades, tais como workshops de caligrafia árabe, histórias e narrativas, cinema, entre outros. Tem um menu muito original dentro da comida tradicional marroquina.

2º Dia – Descobrindo a essência de Fes Dia dedicado à descoberta da cidade e da medina de Fes, descrita por Paul Bowles como um “labirinto encantado abrigado do tempo”. Visita com o apoio de um guia dedicado unicamente a esta cidade, de modo a conhecê-la em profundidade: os seus recantos, tradições, monumentos, estórias e histórias. A labiríntica medina de Fes tem mais de 9000 ruas e vielas, num ambiente mágico entre a luz e a sombra, e é considerada património mundial da UNESCO na sua integridade. Fes foi outrora a capital de Marrocos e tem influências fatímidas, andalusas, árabes, berberes e ainda judaicas. A cidade atingiu o seu auge no século XIII onde se tornou um pólo de conhecimento, tendo uma das mais antigas universidades do mundo. A Medina de Fes é a mais imponente das medinas históricas do norte de África, com as suas ruas labirínticas e secretas, com o comércio e curtumes (lugar onde o couro é trabalhado). Poderá visitar os pontos de maior interesse cultural e histórico da cidade. Destaque para a Universidade Al Quaraouiyine, a instituição de ensino mais antiga do mundo capaz de emitir diplomas, segundo a Unesco. Por isso, esta é também conhecida como a primeira universidade do Mundo. Terá também a oportunidade de visitar o museu Attarina, o mausoléu Mulay Idriss, assim como diversas escolas corânicas onde poderá ver alguns dos melhores exemplos da delicadeza da decoração marroquina.

3º Dia – Descobrindo o médio Atlas - Ifrane Iremos viajar pelo médio Atlas, uma floresta mágica com uma natureza nativa onírica. Começamos o dia por visitar a floresta de cedros e os macacos que habitam nesta região. Esta floresta de cedros mágica possui diversos lugares secretos ainda por explorar turisticamente. Poderemos conhecer paisagens deslumbrantes percorrendo o parque natural. No médio atlas há nascentes e cascatas, ladeadas por pequenas vilas berberes tradicionais. Há diversos lagos onde poderá “andar de gaivota” antes de fazer um pic-nic ou visitar uma quinta que produz queijos maravilhosos, que poderá provar para o lanche, juntamente com o mel biológico que aqui é produzido.

4º Dia – Descobrindo o legado romano de Volubis, Moulay Idriss e Meknès  Partimos do Atlas para as ruínas romanas Volubilis. Estas ruínas são um exemplo excepcionalmente bem preservado de uma grande cidade colonial romana. Volubilis marcava a fronteira do império a sul, e era o principal centro administrativo romano em África fora do Egipto. Poderemos realizar uma visita acompanhada nesta zona.

Iremos visitar a cidade caiada de Moulay Idriss, encalhada entre duas colinas verdes num berço de montanhas a menos de 5 km de Volubilis. Moulay Idriss é um dos locais de peregrinação mais importantes do país. Foi aqui que Moulay Idriss chegou em 789, trazendo consigo a religião islâmica e iniciando uma nova dinastia. A cidade é considerada sagrada e foi interdita a permanência a não-muçulmanos até 2005. Dado o seu cenário pitoresco, núcleo histórico e importância nacional, é um mistério a razão por que mais turistas não visitam a cidade. A boa notícia é que a falta de popularidade significa que muitas vezes encontrará recantos que terá para si mesmo sem ter a vida local perturbada pelo turismo. A região de Mecknés é também a zona do país onde se produzem vinhos essencialmente de castas francesas muito apreciadas. Poderemos visitar uma quinta produtora de vinho que disponibiliza uma prova de vinhos e uma visita guiada explicativa da sua produção.

5º Dia – Descobrindo Meknès e Rabat O sultão Moulay Ismail teve o sonho de fazer de Meknès a mais esplendorosa das cidades do Norte de África, e foi contemporâneo de Luis XIV de França, procurando imitar o estilo e a corte Francesa, interagindo com o rei Francês, ficou para a história, tendo até feito uma proposta de casamento à filha do rei Francês. Por isso Meknes é conhecida como a “Versalhes do Magreb”. Iremos conhecer os lugares mais emblemáticos da cidade com o apoio do nosso guia, tais como o museu de arte marroquina Dar Jamai, o mausoléu de Moulay Ismail ou a Medrassa Bou Inania.

Seguimos para Rabat, onde teremos a oportunidade de desfrutar das suas belas cúpulas, minaretes, largas avenidas e espaços verdes. Rabat é uma cidade que cresceu no século XIV e XV, com a expulsão dos andaluzes da península ibérica. É circundada por três muralhas correspondentes às fases mais marcantes da sua história: a muralha almóada, a muralha andaluza e a muralha alauita. O guia irá mostrar muralhas e os principais pontos da cidade, como a torre de Hassan, situada no topo de uma imponente mesquita, o opulento túmulo de Mohammed V, entre muitos outros.

6º Dia – Descobrindo Rabat e Casablanca Continuaremos a visita de Rabat pela manhã, visitando o museu de arte contemporânea Mohammed VI que reúne as obras dos melhores artistas plásticos marroquinos. Seguiremos depois para Casablanca, onde iremos conhecer a Mesquita de Hassan II, uma das únicas de Marrocos que é possível de visitar pela parte de não-muçulmanos. A visita guiada irá mostrar diversas tradições que poderá conhecer em pormenor. A mesquita é monumental, tendo diversas pérolas de decoração marroquina e é a segunda mais alta do mundo. Podemos a seguir passear pela corniche antes de seguirmos para o “park de la ligue arab” onde poderá experimentar a maravilhosa pastelaria marroquina. O dia termina com a vista ao Rich’s Café, um piano-café que recria o filme Casablanca.

7º Dia - Casablanca  Iremos ainda visitar alguns monumentos ou museus (Catedral da Nossa Senhora de Lourdes, museu do Judaísmo marroquino ou o museu de música Dar Alla). Poderá ainda fazer as últimas compras, antes de regressar a Portugal.

Incluído com a sua viagem:

  • Transporte de ferryboat de Tarifa para Tânger;
  • Transporte de entre Tânger, Fes, Tânger;
  • Transporte privado em MiniVan, com ar condicionado. Todos os nossos carros têm licença turística do Governo de Marrocos e seguro para os nossos clientes.
  • Guia que fala espanhol e um pouco de português;
  • Acomodações durante toda a viagem, com pequeno-almoço;
  • Guias históricos nas cidades de Rabat, Meknès, Fes e Volubilis;
  • Jantar em Ifrane e jantar de despedida em Casablanca;

Não incluído com a sua viagem:

  • Refeições (almoços e jantares, execepto o de Ifrane e Casablanca);
  • Entradas em Museus (cerca de 20 euros no total);
  • Prova de vinhos;
  • Actividades extra não planeadas, tais como workshops de culinária ou de música.

Viagem limitada a 15 participantes

Inscrições: Email - info@alfa.pt Contactos: 91 511 42 39 / 938 212 170

Valor de participação: 650,00 € (seiscentos e cinquenta euros)

Partilhar este evento