sex., 07 de abr. | Marrakech

Marrocos País de Encantos – Rumo a Sul

O registro está fechado
Marrocos País de Encantos – Rumo a Sul

Data e Localização

07 de abr. de 2017 08:00 – 16 de abr. de 2017 21:00
Marrakech, Marrakech, Marrocos

Sobre este evento

Com um programa arrojado, encantador e de qualidade, a ALFA desafia a que embarquem numa viagem de descoberta do sul de Marrocos, entre os dias 7 e 16 de abril.

Fora dos programas tradicionais para este tipo de viagem, a ALFA aposta na proximidade ao povo marroquino. Desta forma, a nossa viagem inicia-se com uma travessia de barco entre Tarifa e Tânger, sendo que a nossa ligação a Marraquexe se fará num comboio hotel, em viagem de 1ª classe.

As oportunidades para fazer fotografias de qualidade vão ser imensas. Entre a mágica cidade de Marraquexe e as dunas do deserto de Merzouga, poderemos nos maravilhar com magnificas cascatas no Alto Atlas, Oásis no meio do castanho do deserto e palácios esplendorosos. Como complemento de grande interesse iremos visitar um observatório astronómico no deserto, podendo acoplar as máquinas fotográficas a telescópios e fotografar os astros.

Venha daí, venha connosco!

Programa:

1º DiaVamos a Marrocos

Partida do estacionamento do Teatro das Figuras, em Faro, com destino a Tarifa, depois do almoço. A viagem far-se-á em viaturas próprias, partilhadas entre os membros do grupo ALFA. Às 18 horas, 19 horas em Espanha, far-se-á a travessia em ferryboat para Tânger Ville. Em Tânger, pelas 21:55, iremos para Marraquexe de comboio hotel em 1ª classe, chegando àquela cidade pelas 8 horas da manhã;

2º DiaDescobrindo Marraquexe

Dia dedicado à visita de Marraquexe e os seus encantadores monumentos, frondosos jardins, ou a sua caótica e surpreendente Medina. Serão acompanhados por um guia oficial dedicado a esta cidade, de forma a assegurar toda a parte cultural e histórica.

Os monumentos a visitar são vários, dentro dos quais se destacam:

Madrassa Ben Youssef: Esta faculdade islâmica do século XII em Marraquexe foi mandada construir pelo sultão Ali ibn Yusuf de Marrocos. Hoje é um museu que pode ser visitado. Os interiores são maravilhosos, todos decorados e a sua arquitectura é espantosa.

Mesquita da Koutoubia: Sem dúvida o monumento mais famoso e mais fotografado de Marraquexe. A Mesquita Koutoubia foi construída no século XII e serviu de modelo para a Giralda de Sevilha e da Torre Hassan em Rabat.

Palácio Bahia: Este lindo e extravagante palácio do século XIX, construído para ser o melhor de Marrakech. Este palácio tem um enorme jardim, um pátio central e várias salas incrivelmente decorados com trabalhos de artesãos que vieram de propósito da cidade de Fez para trabalhar.

Jardins Majorelle: Este é o único jardim botânico de Marraquexe. Ele foi projectado pelo artista Jacques Majorelle e pertence a Yves Saint-Laurent e Bergé Pierre desde 1980. Você pode desfrutar de um maravilhoso jardim com flores exóticas de vários lugares do mundo.

Túmulos Saadianos: Estes túmulos do século XVI foram mandados construir por Ahmad al-Mansur e há mausoléu os corpos de cerca de 60 membros da Dinastia Saadiana original do vale do Rio Draa mais ao sul do país. Curiosamente os túmulos só foram encontrados em 1917. Estes túmulos é um dos monumentos mais visitados de Marrakech.

La Menara: Este jardim de Marrakech está localizado a 2 km da Praça Praça Jemaa el-Fna e é o local favorito dos Marrakchis para uma caminhada de domingo à tarde. Estes jardins foram construídos no século XII, mas a presente construção remonta ao século XVI.

Para acabar o dia em beleza, sugerimos que jantem na fantástica Praça Jma El Fna, onde se poderão iniciar no conhecimento das delícias da rica gastronomia deste país, num ambiente exótico.

3º DiaCascatas de Ouzoud – Demnate

Partimos de manhã para Ouzoud, onde se encontram cascatas de água com uma altura de 110m rodeadas por uma paisagem verdejante, composta, entre outras, por oliveiras. Esta zona verdejante é ideal para escapar ao ritmo frenético de Marraquexe, encontrando o descanso da Natureza e da fauna e flora que abundam esta paisagem, e outras pequenas cascatas que se encontram nos arredores da cascata maior. Destaque para os pequenos Macacos Rhesus (macacos do Atlas), que habitam esta paisagem, e que interagem com alguma frequência com as pessoas. A água é potável e pura, e é possível tomar banho por baixo das cascatas.

Iremos então para Demnate onde irão dormir num magnífico Kasbah, uma zona termal onde há interessantes grutas com estalactites, vestígios de pegadas de dinossauro entre outras coisas que gostarão certamente de visitar.

4º DiaAit Benhaddou – Vale do Dades

Prosseguimos o tour em direcção ao Alto Atlas. A primeira paragem será para ver uma tradicional aldeia berbere. De seguida, tomamos as elevadas estradas montanhosas do alto Atlas, e aproveitamos para tirar umas fotografias enquanto apreciamos o ar puro e a calma do Atlas. Pelo caminho passaremos em algumas companhias de óleo de argan, que, juntamente com seus derivados, fica delicioso no pão marroquino.

Pela hora do almoço paramos em Ait Benhaddou, o local mais importante na rota dos ‘Mil Kasbahs’, classificado como Património Mundial pela UNESCO. É muito famoso por ter servido de cenário em muitos filmes de Hollywood, tais como: “A Múmia”, “O Gladiador” e “a Guerra dos Tronos”.

Continuamos pela “Rota dos Mil Kasbahs”, passando pelas tradicionais aldeias de ‘El Kalaat Mgouna’, a cidade das rosas e Skoura, um frondoso e luxuriante palmeiral. O dia termina em sossego, no deslumbrante Vale de Dades. Ficaremos num hotel encantador que inclui um delicioso jantar e pequeno-almoço.

5º DiaGargantas do Todra – Vale do Dades

Pela manhã há tempo para desfrutar de um passeio pelo rio, rodeado pela sumptuosidade desta paisagem rochosa e única. Visitamos as Gargantas de Todra, onde as falésias chegam aos 650m de altura sendo separadas apenas por 10m de comprimento.

Seguidamente iremos para o Vale do Ziz onde vai conhecer melhor as tradições de Marrocos e o ambiente de um oásis com actividades típicas, num ambiente de sonho genuíno e abrigado das grandes rotas turísticas.

Aqui será recebido de forma calorosa, como só os marroquinos sabem. A arte de ser anfitrião é uma tradição antiga em Marrocos. Poderá realizar aqui diversas actividades, como workshop de cozinha marroquina com produtos do dia locais que poderá você mesmo colher, passear de burro ou a pé na floresta de palmeiras ao longo do rio até a antigos Ksares, participar no fabrico dos tradicionais tapetes marroquinos, fazer tatuagens com henna, ouvir e dançar as tradicionais musicas berberes e muito mais.

Neste ambiente genuinamente calmo, há uma sensação do tempo ser suspenso. A paz de estar neste palmeiral é como estar no deserto, mas rodeado de uma natureza luxuriante e harmoniosa.

Tudo que se come aqui é integralmente de origem biológica e proveniente da própria palmeira, que as mulheres marroquinas transformam em verdadeiros banquetes saborosos.

6º Dia - Erfoud- Deserto de Merzouga

Durante a manhã aproveite para explorar um pouco mais o Vale do Ziz na companhia de um guia local que lhe mostrará os lugares mais bonitos e paradisíacos deste vale.

Depois parta em direcção ao deserto de Merzouga, Pelo caminho passará em Erfoud .

Perto de Erfoud há escavações de fósseis onde hoje se encontram diversos fósseis de trilobites entre outras espécies primitivas. Isto permite concluir que o solo do deserto do Sahara já foi, em tempos muito recuados, o fundo de um oceano. Aqui poderá também comprar fósseis originais a preços muito reduzidos.

Ao fim da tarde parta para uma viagem de camelo pelas dunas de Erg Chebbi, por cerca de uma hora, até chegar à tenda berbere onde passará a noite. As cores do fim de tarde nas dunas são a delícia de quem gosta de fotografia. Aí, será servido o jantar e seguidamente haverá música tradicional ao vivo à roda de uma fogueira. Esta música à base de tambores e guitarras, é envolvente e irresistível. Depois chega então o impressionante e mágico silêncio absoluto do deserto que convida à interioridade. O céu é límpido e cheio de estrelas. Será sem dúvida uma experiência inesquecível!

7º Dia - Zagora

Inicie o dia com destino ao deserto mais profundo, onde tem a oportunidade de conhecer povos nómadas através da antiga rota do Paris Dakar. À tarde poderá dar um passeio nas dunas sozinho ou acompanhado pelo nosso guia. A noite será passada num Kasbah privado onde ainda se sente o estilo de vida medieval. Este Kasbah/ hotel está ligado ao SaharaSky, o primeiro observatório astronómico privado com telescópios sofisticados em Marrocos, disponíveis para os hóspedes após o jantar, sujeito a boas condições de visibilidade.

As máquinas fotográficas podem ser acopladas aos telescópios, para que cada um traga as memórias desta noite única,

Espere ver a Via láctea como nunca imaginou, e explicada por cientistas alemães que são os proprietários e têm todo o gosto em oferecer uma noite inesquecível.

8º Dia - Ouarzazate – Marraquexe

A nossa aventura continua, seguindo até Ouarzazate, a Hollywood do Norte de África. Visite o vale do Draa, uma largo palmeiral exótico que se extende por vários quilómetros. Durante a viagem, o sol dourado nas montanhas esbatidas cria um cenário de filme do faroeste, ideal para quem gosta de fotografia ou montanha. Pararemos para almoçar e experimentar as delícias do alto Atlas. Em Ouarzazate visitaremos um importante estúdio de cinema ou em alternativa uma visita ao Kasbah de Taourirt.

De seguida, tomamos as elevadas estradas montanhosas do alto Atlas, e aproveitamos para tirar umas fotografias enquanto apreciamos o ar puro e a calma do Atlas. As colinas nuas e escarpadas fazem lembrar um western antigo e que já foi cenário de filmes como “Babel”, com Brad Pitt e Angelina Jolie e “Missão impossível” com Tom Cruise.

De regresso a Marraquexe, iremos fazendo paragens. Chegada a meio da tarde e depois de um descanso terá lugar o jantar de despedida, num antigo palácio árabe, com uma imponente arquitectura e cheio de histórias para contar.

Haverá música tradicional ao vivo, dança do ventre e outras surpresas.

9º DiaDespedida de Marraquexe

Ainda haverá tempo para umas compras no fabuloso Souk de Marraquexe, o maior mercado berbere do país, ou visitar algo que tenham interesse. Pelas 20 horas, apanharemos o comboio de regresso a Tânger, o qual chegará por volta das 7 horas da manhã.

10º DiaRegresso

Apanharemos o Ferry de regresso a Tarifa às 10 horas, e regressamos a Portugal. Chegaremos a Faro ao início da tarde, com os cartões de memórias cheios de fotografia e o coração cheio de emoções.

Incluído com a sua viagem:

  • Transporte de ferryboat de Tarifa para Tânger;
  • Transporte de comboio hotel em 1ª classe entre Tânger, Marraquexe, Tânger;
  • Transporte de e para a Estação de Caminhos-de-ferro em Marraquexe;
  • Transporte privado em MiniVan novo e seguro , com ar condicionado. Todos os nossos carros têm licença turística do Governo de Marrocos e seguro para os nossos clientes;
  • Guia que fala correctamente espanhol, inglês, francês e um pouco de português;
  • Acomodações durante toda a viagem, com pequeno-almoço e jantar (excepto o jantar da primeira noite em Marraquexe, para que possam escolher livres as típicas barraquinhas da Praça Jma el Fna);
  • Jantar de despedida em Marraquexe;
  • Guia oficial na cidade de Marraquexe;
  • Workshop de observação de estrelas e planetas pela mão de um cientista com possibilidade de fazerem as vossas próprias fotos através dos telescópios;
  • 1 noite em acampamento berbere em regime de meia pensão;
  • Passeio de camelos, a fim de chegar ao acampamento;
  • Participação numa exposição fotográfica na Galeria Arco, em data a designar, com a impressão de duas fotografias por participante.

Não incluído com a sua viagem:

  • Bebidas e outras refeições (almoços e snacks).

Viagem limitada a 15 participantes

Inscrições:

Email - info@alfa.pt

Contactos: 91 511 42 39 / 938 212 170

Valor de participação: 650,00 € (seiscentos e cinquenta euros)

Datas: entre 7 e 16 de abril

Partilhar este evento