qui., 05 de jul. | Comissão de Coordenação e Desenvolviment

O Grito do Silêncio | The Scream of Silence

O registro está fechado
O Grito do Silêncio | The Scream of Silence

Data e Localização

05 de jul. de 2018 18:00 – 31 de jul. de 2018 18:00
Comissão de Coordenação e Desenvolviment, Praça da Liberdade 2, 8000-164 Faro, Portugal

Sobre este evento

Sebastião R Cavaco, assente num tema que tem vindo a perseguir desde meados de 2015 – a Rocha, combina o desenho, a pintura e a fotografia para apresentar a exposição “O Grito do Silêncio” onde procurou, num momento inicial, saciar a vontade que tem de apreender algo em particular relativo ao objecto em análise, ajudando posteriormente este, através de análises e experiências em jogos de sombra e luz, cheios e vazios, enquadramentos, texturas, escalas, pormenores e outras dinâmicas e abordagens, clarificar interrogações relativas à existência (de si mesmo e do que o rodeia), à origem e ao destino. Como complemento, convida André Leiria - fotógrafo e produtor de música eletrónica - a participar interpretativamente na exposição, levando este à ideia da execução de uma banda sonora experimental e eletrónica onde explora o conceito de peso, criando um jogo com diferentes texturas, com o qual procura criar uma atmosfera panorâmica e dinâmica no espectro das frequências com o objectivo de, nessa atmosfera, aparecerem significações abstractas que remetam para um jogo entre silêncio e matéria.

Vai estar patente na Sala de Exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro,  de 5 e 31 de julho de 2018, a Exposição de desenho, pintura e fotografia “O Grito do Silêncio”, de Sebastião R Cavaco.

Ao longo da exposição com uma dezena de obras, sobressaem duas pinturas de Sebastião Cavaco que nos transmitem a sua jovem visão do mundo e com a qual procura que a vertigem humana pelo palavreado se sobponha a uma calmaria frenética pelas particularidades pictóricas das imagens. A acompanhar as suas obras e a complementar a exposição há uma interpretação musical de André Leiria .

Sebastião Cavaco tem 25 anos de idade, nasceu e reside em Lisboa, visita regularmente o Algarve e tem as suas raízes familiares em Faro.  É sócio da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve desde 2017. Após uma breve passagem pelo curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Participou em algumas exposições coletivas, tendo tido a sua primeira exposição individual em Castelo Branco e agora apresentando a sua segunda em Faro.

A inauguração do “Grito do Silêncio” está marcada para quinta-feira, dia 5 de julho pelas 18 horas. Uma iniciativa integrada na Programação do Ano Europeu Património Cultural AEPC 2018 A exposição está aberta de segunda a sexta – feira, das 10 às  19 horas. A entrada é livre. Vem conhecer a arte de Sebastião R Cavaco.  Instagram.com/sebastiaorcavaco/

O registro está fechado

Partilhar este evento