A CALIBRAÇÃO DE COR

A cor é usada pelo ser humano há milénios. Cada cor tem a sua própria vida, vibração e significado social, segundo o conhecimento “Feng Shui” pode até ser usada como tratamento de doenças humanas. O Homem vê a cor através do seu aparelho visual e trata-a no seu enorme cérebro.

Nós humanos, possuímos um

complexo sistema de reconhecimento e aferição das cores e desde muito cedo despertamos o interesse por elas,

reproduzir e entendê-las foi sempre um desafio. Newton teve um papel fulcral neste vasto cenário e depois dele a ciência tem vindo a permitir a calibração da cor como nunca visto. Porque é que necessitamos de calibrar a cor, ou seja, calibrar os nossos equipamentos?

É porque nesta sociedade moderna e Tecnocrática há cada vez mais uma vasta gama de equipamentos electrónicos e de vários fabricantes que têm como função representar ou trabalhar no mundo cromático, quer seja numa televisão, numa revista ou numa máquina fotográfica a cor está presente e a sua fiel representação de suporte para suporte pode variar. O seu domínio é complicado e moroso e é uma verdadeira ciência.


Neste sentido, a ALFA - Associação Livre Fotógrafos do Algarve, decidiu criar um Workshop dedicado à Calibração da Cor em equipamentos utilizados no mundo da fotografia a fim de esclarecer os seus associados como podem estabelecer uma mais fiel ponte entre o que vemos e o que imprimimos, permitindo-lhes melhorarem a sua plataforma de trabalho e

os seus resultados, reduzindo, entre outros, também as difracções e aberrações cromáticas.

Elevando o conhecimento dos amadores e profissionais da “Praça Algarvia” no mundo da fotografia, a ALFA está também a prestar o seu contributo positivo como entidade que pretende ser a referência na área da fotografia no Algarve. Abraços e Boas Fotos

ESPAÇO ALFA - Artigo de Maia Coimbra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de abril de 2011

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo