ALFA - VOA COM OS PÉS NA TERRA

Desde há quatro anos que a ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve tem apostado na organização regular de iniciativas, abrangendo encontros sociais, sessões de demonstração, tertúlias, exposições, workshops de formação sobre os mais diversos temas da fotografia e “photo walks” às mais diversas paragens.

Temos organizado e desenvolvido múltiplos eventos, fruto do apoio de parceiros e do envolvimento dos nossos sócios, voando sempre com os pés assentes na terra. Deste leque de atividades, os passeios fotográfi cos têm sido considerados dos mais populares e têm proporcionado aos participantes

momentos mágicos de convívio e

partilha de conhecimentos.

Genericamente “photo walk” é um acto de passear com uma camera com o principal propósito de tirar fotografi as a coisas que o fotógrafo considera interessantes. Temos apostado em programas organizados, acompanhados de um fotógrafo guia e de um parceiro

conhecedor do terreno, da história, do ambiente e cultura locais. Assim aconteceu na escapada fotográfica às praias de Aljezur, nos passeios aos centros históricos de Faro e Olhão, à Ilha da Fuseta, às

amendoeiras em flor em Pechão, na viagem ao Pulo do Lobo em Mértola, entre outros. Alguns destes passeios acabam em exposições coletivas como foi o caso das “Mouras Encantadas” que em Maio passado esteve patente em Paris.


Consideramos que não há razão para vermos tantos amantes da fotografia, que investiram

umas largas centenas de euros em máquinas e lentes, a tentar interpretar os manuais ou a descobrir por si só todas as funcionalidades e funções. Lançamos-te desde já um desafio. Participa num próximo passeio. Aprende em equipa e convive. Qualquer um é bem vindo.

Não precisas de ter uma camera “xpto” ou de ter conhecimentos de fotografia. Bem… se quiseres evoluir sugerimos que frequentes uma oficina de fotografia digital ou mesmo um workshop de formação inicial de curta duração a ALFA apresenta uma programação com mais de vinte iniciativas durante o ano de 2012, metade das quais decorreram no primeiro semestre. Para o segundo, a Associação dos amantes da fotografia vai continuar a privilegiar

a formação, o entretenimento, os passeios e a economia social. Entretanto aproveitamos para te revelar a programação para os meses de Verão:


  • Fotografia a alta velocidade - Sessão de demonstração organizada pela ALFA em parceria com a Niobo na Galeria ARCO, dia 6 e repete a 7 de julho. Entrada livre.

  • Assembleia Geral no Espaço ALFA na Galeria ARCO para a aprovação das contas de 2011, dia 12 de julho. Acesso limitado a sócios.

  • Passeio fotográfico “caça aos golfinhos”, a bordo do Yellow One, uma experiência única com golfinhos com partida do Club Naval de Portimão, dia 15 de julho.

  • Passeio fotográfico numa embarcação de pesca à procissão pelo mar, inserida nas Festas da Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Fuseta. Percurso pela Ria Formosa, do Livramento até ao cais da Fuseta, dia 21 de julho.

  • Exposição coletiva da ALFA, Ria Formosa: entre a terra e o mar, no Paparazzi em Faro, patente até 30 de agosto.

  • Jantar de verão da ALFA com degustação de ostras e apelativos do mar, dia 25 de agosto.

  • Exposição Costa Vicentina: paraíso para viver, no âmbito da iniciativa as 7 Maravilhas – Praias de Portugal, inauguração dia 5 de setembro.

Mais informações e programas em www.alfa.pt ou através do telemóvel 917 560 960.


ESPAÇO ALFA - Artigo de Carlos Gama Cruz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho de 2012

Posts recentes

Ver tudo