BALANÇO 2010 E ANTEVISÃO DAS PRIMEIRAS ACTIVIDADES PARA 2011

Fomentar o gosto pela fotografia é um dos objectivos da ALFA que começou a reunir cada vez mais os amantes por esta arte. Foi esta a razão que levou a que 2010 fosse mais um ano dourado para esta associação sem fins lucrativos que reuniu inúmeras vezes as duas centenas de sócios que participaram em diversas iniciativas.

O Mercado de Portimão foi uma das primeiras atividades de 2010 em que os alfistas puderam realizar o seu gosto de premir o botão e prender aqueles momentos que espelham o nosso povo e a nossa forma de viver. São momentos como este que nos dão vontade de partilhar com as outras pessoas o fruto do nosso trabalho que tem sido recolhido por toda a região. Já voltando à capital algarvia, em Maio foi possível fotografar modelos que se expuseram às objectivas dos fotógrafos que desta forma realizaram um sonho para muitos de nós que ainda não tinham tido a oportunidade de experimenta capturar a beleza dos manequins.


Iniciativas deste tipo aconteceram diversas vezes pelo Algarve podendo apontar a cobertura de eventos como a cobertura de eventos como a Concentração de Motos, em Faro, o Festival do Marisco, em Olhão, Dias Medievais de Castro Marim e outros mais pontuais como o espectáculo musical e artístico, La Fura del Baus, peça de teatro experimental, em Lagos que juntaram sempre grupos de dezenas de fotógrafos da ALFA.


Ao mesmo tempo que decorriam estes passeios fotográficos foram também realizados encontros que deram formação aos fotógrafos iniciantes. Exemplo disso decorreu em Julho, na Biblioteca Municipal de Tavira que desta forma aprofundou os conhecimentos dos que participaram. Rumando ao futuro, 2011 será um ano especial pois está prevista a abertura da sede da ALFA, a partir de Março na Cidade Velha de Faro onde irão decorrer diversas actividades desde tertúlias, workshops, exposições e passeios fotográficos que desta forma simbolizarão aquele espaço.


O Picture Style / Estilos de Cor será a primeira iniciativa, em meados de Janeiro na Sociedade Recreativa Olhanense, a que se seguirá a descoberta dos Vinhos do Algarve no âmbito do Ano Internacional da Química, depois das Cooking Sessions - Aprender, fotografar e degustar e uma exposição dedicada ao Banco Alimentar, em Março. Fotografar os bastidores de corrida do Autódromo Internacional do Algarve e uma Sessão sobre Direitos de Autor e Imagem em Portimão, são os momentos altos, em Maio.


Esta é uma breve ideia geral das actividades da ALFA que se tem enriquecido desde a sua fundação em 2008 brilhando cada vez mais com os seus flashes que fotografam os dias algarvios. Por último, convém recordar que para se associar na ALFA basta ter uma câmara convencional, compacta ou SLR digital, dispor de algum tempo livre ao fim de semana e estar disposto a pagar a quota mensal no valor de um euro por mês.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Raul Coelho publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro de 2011

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo