top of page

PORTIMÃO ACOLHE WORLD PRESS PHOTO 2023

27 julho a 16 agosto | Antiga lota de Portimão e espaço adjacente | Entrada Gratuita

O Concurso World Press Photo anualmente reconhece e celebra o melhor fotojornalismo e fotografia documental produzidos no ano anterior. Para oferecer um equilíbrio geográfico de perspetivas mais globais e melhores, a World Press Photo Foundation implementou no ano passado uma estratégia regional, mudando a configuração do concurso anual e os critérios de seleção do júri.

Vencedores: Representando as notícias mais relevantes e os momentos importantes negligenciados ou esquecidos pelos grandes meios de comunicação convencionais em 2022, os trabalhos vencedores do Concurso World Press Photo de 2023 chamam a atenção para algumas das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje - desde a documentação devastadora da guerra na Ucrânia e protestos históricos no Irão, às realidades do Afeganistão controlado pelos Talibã e às muitas faces da crise climática em países que vão desde Marrocos à Austrália, do Perú ao Cazaquistão.

Os 24 vencedores regionais e seis menções honrosas - abrangendo histórias da linha da frente do conflito, da cultura, da identidade, da migração, das memórias do passado perdido e vislumbres de futuros próximos e distantes - foram selecionados por um júri independente entre mais de 60.000 inscrições de 3.752 fotógrafos de 127 países.

Entre todos estes, o júri do concurso de 2023 selecionou quatro vencedores globais:

Ataque Aéreo à Maternidade de Mariupol / Fotógrafo Evgeniy Maloletka / Associated Press. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2023/Evgeniy-Maloletka-POY/1 O Preço da Paz no Afeganistão / Fotógrafo Mads Nissen / Politiken-Panos Pictures. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2023/Mads-Nissen-STOY/1 Águas Mal Tratadas / Fotógrafo Anush Babajanyan / VII Photo-National Geographic Society.https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2023/Anush-Babajanyan-LTPA/1 Aqui, as Portas Não Me Conhecem / Fotógrafo Mohamed Mahdy / Fundação Magnum. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2023/Mohamed-Mahdy-OPFA/1

Fotografias: Águas Mal Tratadas / Fotógrafo Anush Babajanyan / VII Photo-National Geographic Society e Aqui, as Portas Não Me Conhecem / Fotógrafo Mohamed Mahdy / Fundação Magnum fonte: Vivaportimao

24 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page