top of page

ARTE PREPARA-SE PARA INVADIR AS RUAS DE FARO

Por entre dunas e encantos da Ria Formosa, a fotografia vem a ganhar cada vez mais adeptos e fiéis no Algarve. A Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA) pretende inovar para aumentar o nível de procura e tem programada para o verão uma grande exposição de rua. As exposições coletivas e individuais organizadas pela associação de pequena escala são recorrentes em anos anteriores na Galeria Arco, na Cidade Velha em Faro, mas este ano reinventam-se e prometem.


A ALFA avança que uma exposição de rua de grande impacto na cidade será novidade este ano a partir do mês de junho. Segundo Carlos Cruz, presidente da direção da associação, “vamos tentar surpreender! Vamos lançar o desafio e estamos abertos a acolher projetos dos nossos sócios sobre diferentes temáticas: mar, Ria Formosa, biodiversidade, ou mesmo temas a serem escolhidos pelos próprios autores”.


O Postal do Algarve tem conhecimento que foram enviados convites a fotógrafos premiados. A associação conta atualmente com 70 sócios pagantes e cerca de 700 membros ativos e proporciona o ensino da fotografia através de formações, workshops, passeios fotográficos e exposições de teor coletivo ou individual. Com a pandemia houve uma diminuição do número de iniciativas, embora no ano passado tenham sido realizados cinco cursos de formação presencial que obedeceram a todas as regras sanitárias.



O grupo teve de se adaptar à nova realidade e no ano presente iniciou um novo ciclo de tertúlias virtuais, mas continua à espera que os cursos de curta duração voltem a fazer parte da agenda num regime misto que conjugue o online e presencial. O ensino da fotografia envolve uma componente teórica, mas também prática. Ao passar o conhecimento da fotografia via online aos formandos são encontradas dificuldades. A ALFA lamenta a limitação da sessão de dúvidas e respostas e o facto de não ser possível aplicar na prática os conteúdos lecionados através de saídas para fotografar e editar passo a passo. Em fase de iniciação, os cursos online pecam a nível de interesse pela falta da parte prática. Para o nível mais avançado, as formações são mais vantajosas dado que são apresentados tutoriais que podem ser seguidos e, mais tarde, recriados pelos alunos.


Com esta opção de ensino, ao estilo “on-demand”, o conteúdo consegue abranger um público infinito. A associação destina-se principalmente aos apaixonados por eternizar momentos que passam, do sul do país e de todas as idades. A ALFA afirma que não trabalha apenas para os interessados de Faro, mas sim “para toda a região” e conta com sócios em Lisboa e Huelva.


in Postal do Algarve, Abril 2021 - JÉSSICA SOUSA | CRISTINA MENDONÇA / Fotos: Eduardo Pinto

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page