FALEMOS UM POUCO SOBRE FOTOGRAFIA


Agora que os dias estão mais longos e o confinamento mais curto temos duas boas razões para voltar a fotografar no exterior.

Usando a luz suave do início do dia ou os tons dourados do final da tarde vamos fazer as nossas fotos. Utilizemos um pouco de flash de enchimento para fazermos fotos em contra luz ao cair do dia e vamos ver que o assunto da nossa imagem ficará com mais recorte, mais tridimensional e enquadrada num fundo dramático e quente, ou, sem flash, exploremos o recorte da luz de fundo na silhueta que fotografamos. Sabemos que esta hora do dia se escoa muito rapidamente e por isso devemos saber aproveitá-la, contudo, um pouco antes dessa hora de luz mágica, sós ou com o nosso modelo, se for o caso, desfrutemos dos aromas e da serenidade do cair da tarde esquecendo por momentos os “clicks”, relaxando, acalmando o corpo e a mente. Após esses momentos de relaxamento o resultado do trabalho fotográfico terá muito melhor precisão e qualidade, tudo fluirá com harmonia e sincronia, feito ao ritmo certo, sem pressões.

Se nunca utilizaram esta técnica de relaxamento, experimentem e depois digam-me se concordam ou não com o que digo, o que sentiram, como viram os resultados das vossas fotos, como sentiram a relação com o vosso modelo.

E como é Verão e a vida espera-nos, hoje fico-me por aqui, até um próximo encontro.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Vítor Azevedo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho de 2020

Posts recentes

Ver tudo