top of page

FOTOGRAFAR PARA RECORDAR

Tirar fotografias pode ter diversos significados. Há mil e uma razões para se fotografar. Há o já conhecido casamento, o grupo de amigos, a família, aquela paisagem, o carro novo ou para vender e outros tantos temas para fotografar.

Há, no entanto, uma outra coisa muito importante em tirar fotografias. Há o fotografar para mais tarde recordar. A fotografia é um momento único mas o seu conteúdo, a imagem, ficará gravada para sempre.

Temos como exemplo prático as fotografias antigas que expressam e nos mostram determinados momentos de grande importância na nossa história. Foram fotografados monumentos. Foram fotografados momentos. Foram fotografadas pessoas. Em tempos passados as pessoas que eram fotografas tinham de ter alguma importância, por vezes, apenas monetária ou política.

Atualmente já não é assim. A fotografia está sempre a mudar nalguns aspetos mas noutros

continua sempre igual. Fotografar é sempre captar o momento.


E há sempre o recordar. Todas as pessoas se lembram daquela fotografia que foi tirada naquele dia. A recordação dá vida à imagem. São muitos momentos que a ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve tem guardado nos seus passeios fotográficos

que irão continuar. Basta consultar as informações em www.alfa.pt para saber quando fotografar nos nossos passeios e mais tarde a nossa memória consultar para lembrar aquele

momento.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Raúl Coelho publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro de 2015


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page