top of page

FOTOGRAFIA, ARTE E CRIATIVIDADE

O que é arte, o que é criatividade? Arte - atividade que tem características criativas e estéticas. Criatividade - capacidade de criar. Estas são duas definições muito sintéticas, que quase se fundem, escolhidas de entre milhares de definições e conceitos que têm alimentado e continuarão a alimentar discussões à volta do tema.

Estas são opiniões de alguns fotógrafos:


“A criatividade é apenas um momento em que olhamos para o ordinário mas vemos o extraordinário”, Dewitt Jones;
“Uma vez enquadrada, qualquer coisa pode dar uma boa fotografia”, Cristophe Gilbert;
“Quero evocar o que está fora do quadro quero evocar um nexo do caos”, Gerard Castello Lopes;
“Naquela fração de segundo o seu olho deve captar uma composição ou uma expressão e você deve seguir a sua intuição e fazer a fotografia. É nesse momento que o fotógrafo é criativo. É o instante! Se você o perder, é para sempre”, Henri Cartier-Bresson".

O objetivo da ALFA é o de contribuir, através de formação, tertúlias, exposições, palestras, desafios, partilha e convívio entre fotógrafos, para fazer com que os seus associados desenvolvam aptidões criativas a nível fotográfico, passando do simples carregar no obturador em modo automático para um trabalho pessoal em que o fotógrafo domina a

técnica e a “máquina”, fazendo dela o que ele quer e não o inverso. Esse é um passo essencial para que a capacidade criativa do fotógrafo aumente, passando o seu trabalho a refletir as suas escolhas, o seu próprio olhar, a sua capacidade artística e criativa.


A ALFA quer contribuir, desafiando a criatividade dos seus associados e divulgando os seus trabalhos, para o engrandecimento e divulgação da arte fotográfica.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Vítor Azevedo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro de 2016

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page