top of page

O DESAFIO DA FOTOGRAFIA DE RUA


Um registo fotográfico de aspectos da vida quotidiana com espontaneidade e autenticidade num lugar público com um caracter documental, histórico ou social constitui a essência da fotografia de rua.

Fotografia de rua é estar sempre preparado para poder fotografar o inesperado o que lhe confere o caracter desafiador e ao mesmo tempo prazeroso. As fronteiras da fotografia de rua são esbatidas e as zonas de sombra enormes em relação a outros estilos de fotografia com os quais se cruza e convive.


São registos fotográficos que transpiram por todos os pixéis utilizados um realismo envolvente e uma emoção subjacente, ao contar uma história, que não pode ser encenada ou invasiva. Sem fins manifestamente comerciais podemos fazer registos publicáveis ou não, dentro do respeito pela intimidade e dignidade humanas. Três premissas técnicas a considerar são o enquadramento, a focagem e a oportunidade do disparo.


O enquadramento e a composição definem o lugar físico onde decorre a história englobando os elementos paisagísticos, arquitectónicos e dos seres vivos que possa conter. São linhas e curvas, luz e sombra, silhuetas e formas que comportam uma história ou algo para contar. A focagem é aquilo que vai ajudar a definir os diferentes planos a

realçar ou omitir. Os enfoques e desfoques ajudam a demarcar linhas de força ou a preservar a intimidade de quem é fotografado. O momento do disparo é crucial. Representa o culminar da interacção entre a objectiva e o objecto fotografado. Transporta consigo toda a emoção da captura que vai ser prolongada e ampliada por quem a vai visualizar. Traduz a magia de um momento que passa ser importante no contexto pessoal ou social na medida

em que a fotografia existe para ser partilhada.


Na fotografia devemos ser rebeldes na adulteração das regras básicas da técnica fotográfica como forma de procurar resultados interessantes, harmoniosos e apelativos dentro dos condicionantes impostos pelo ambiente onde estamos a fotografar. Temos de ser arrojados na forma de encontrar sempre uma nova maneira de contar uma história em imagem.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Saúl Lopes publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro de 2019

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page