PROJECTO “COOKING SESSIONS” PROMOVE TALENTOS E SABORES DO ALGARVE

Carapaus alimados para entrada, cozido da serra com batata doce como prato principal e doce de figo para sobremesa foi o menu do quarto dos seis “workshops” que a ALFA está a

desenvolver no Algarve, sob o mote “Cooking Sessions”.

Uma jovem talento da cozinha e um

profissional de fotografia ensinaram 16

alunos a confeccionar comida tradicional portuguesa, com ingredientes adquiridos nas bancas do Mercado de

S.Brás, em mais uma sessão promovida pela Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA), desta vez, na cozinha antiga do Museu do Trajo, no feriado de 5 Outubro. A experiência prolongou-se pela manhã e incluiu uma passagem de

moda no Algarve do século XIX, onde bonitas modelos vestidas de damas a rigor, com cetim, lindos bordados, e rendas posaram para as câmaras dos fotógrafos participantes, dando nova vida à exposição Sombras e Luz, patente no Museu.


Mais do que uma manhã bem passada num formato intimista para aprender fazendo, as “Cooking Sessions” são experiências únicas que proporcionam momentos de prazer, numa viagem por lugares carismáticos, onde a cozinha tradicional, as novas tendências da cozinha avançada, as provas de vinho, a música e a fotografia estão de mãos dadas. O primeiro atelier realizou-se no inicio do ano na cozinha barroca do Seminário de S. José no Paço Episcopal na cidade velha em Faro. As próximas sessões podem ser conhecidas em breve no facebook e estão previstas para Aljezur e Tavira, cidade que prepara a candidatura da Dieta Mediterrânica a património imaterial da UNESCO.


O projecto “Cooking Sessions” beneficia do apoio técnico da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, das entidades acolhedoras e desenvolveu-se graças às parcerias firmadas com as marcas: Baesuris – sal artesanal, Jóia do Sul - azeite, Quinta dos Vales - vinho, Companhia das Pescarias do Algarve – bivalves e pescado, NIOBO empresa de material de fotografia e a Digital Mais TV. A ALFA é uma associação cultural que tem como fim dinamizar, promover e divulgar a fotografia, a criatividade, e outras formas de expressão artística relacionadas, em todo o Algarve.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Carlos Gama Cruz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro de 2011

1 visualização0 comentário