SOBRE A FOTOGRAFIA MINIMALISTA

São histórias contadas por imagens que despertam emoções, mas despidas de elementos e capazes de desencadear um forte impacto visual.

Fotografia exigente na mobilização e participação de quem vê. Faz apelo ao uso e abuso da criatividade. Uma fotografia de sugestão pela ausência ou redução de elementos figurativos presentes na imagem. A criação ou utilização do espaço negativo amplia a visão do que nos rodeia. É uma fotografia de realce do detalhe, que obriga a uma composição, com foco no essencial. Utilização do contraste e o realce das texturas confere-lhe dimensão.

Linhas que conduzam o olhar, definam planos ou espaços, simetrias ou elementos repetitivos, fazem parte integrante da sua estrutura conceptual. Tudo em harmonia vai permitir criar ou sugerir uma atmosfera capaz de construir uma história. Uma fotografia que permita que o fotógrafo e o observador se identifiquem e assuman o essencial do momento registado. Exige uma aprendizagem permanente acrescentando ao nosso trabalho rigor e inovação.

ESPAÇO ALFA - Artigo de Saúl Jorge Lopes publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho de 2022

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo